Joana Antunes
Aos 16 anos, iniciou a sua carreira artística, debruçando as suas visões nos suportes de pintura, escultura e mais recentemente na ilustração digital.
Em 2019 ilustrou 2 livros infantis, ” À Descoberta do Foral de Felgueiras” , da autoria de Raquel Brochado, projeto do Município de Felgueiras, para oferta a todos os alunos dos 5º e 6º anos, do concelho de Felgueiras. E, “Àguas de Infância” , livro de poesia infantil da autoria de Nuno Higino, disponível nas livrarias Bertrand, Wook e Almedina.
Em 2020 ilustrou o livro Premiado – 3º Prémio de Literatura Infanto Juvenil Ilídio Sardoeira 2020 – Amarante
Participação em vários projetos de ilustração , soma-se várias participações em exposições coletivas e individuais ao longo destes anos, nas diferentes àreas, pintura, escultura e ilustração.
“As suas obras refletem um imaginário fantástico, onde a narrativa suporta um conjunto de metáforas onde as sensações provocadas pela mescla abundante de cores, amplifica o sentido das ideias.”
Percebi cedo que a memória é um lugar difícil de apagar e que os exercícios de observar ,de ouvir, respirar, tocar e saborear, ficam gravadas em nós como um carimbo ou tinta muitas vezes difíceis de perceber.